Comer e Beber Juntos: A comensalidade
Comensalidade significa comer e beber juntos. O processo da comensalidade traz consigo valores bons e essenciais como a hospitalidade, a convivência, o respeito e a tolerância. A mesa, onde ocorre tal processo, é um dos principais pilares da familiaridade humana, é na mesa que as relações familiares são feitas e refeitas, onde reencontros entre amigos ou familiares que não se veem há muito tempo são feitos, é onde muitas das melhores lembranças são feitas, onde são conhecidas novas culturas ou aprende-se mais sobre a sua, enfim, é um local simbólico essencial na construção das relações e dos sentimentos humanos.
A comensalidade é um dos primeiros fatores que separam o homem do animal. Quando o homem pré-histórico caçava animais, coletava frutos e vegetais e levava tais alimentos para sua casa (já no processo de sedentarização), percebe-se que não os levava apenas para seu consumo e sim para dividir com a família/tribo/comunidade. A partir daí, com a solidariedade e a cooperação o homem pré-histórico passa pelo processo de humanização. A descoberta do fogo e consequentemente a passagem da comida crua à cozida também caracterizam este processo de humanização, aos poucos após o cozimento da comida também ocorreu a descoberta do uso de condimentos para dá-la diferentes sabores e conforme a região da terra existiam diferentes condimentos,então assim começaram a surgir as peculiaridades culinárias de cada cultura que junto com a linguagem caracterizam a constituição identitária de que cada povo.
Infelizmente, na atual sociedade consumista a comida não vem sendo mais vista apenas como fonte de nutrição, prazer e conhecimento e sim como um objeto de venda. Devido à esta visão, a fome no mundo é um fenômeno crescente,pois a aqueles com menos recursos financeiros é negado um direito humano essencial,a alimentação. Ou você ganha o suficiente para comprar comida ou passa fome, assim funciona a sociedade capitalista que não vê