Psicologia
CURSO DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA: CIDADANIA E F É
SINTESE DO TEXTO: COMER E BEBER JUNTOS
Prof:
Luiz Gomes de Moura
Os alimentos são mais do que coisas matérias. São símbolos do encontro e da comunhão. O alimento é apreciado e feito objeto comentários. A maior alegria da mãe ou da cozinheira é perceber a alegria dos comensais. Gesto importante na mesa e servir ou passar a comida ao outro. O comportamento civilizado faz com que todos se sirvam, zelando para que a comida chegue suficientemente a todos.
É no comer e no beber juntos que os seres humanos mais celebram a alegria de viver e conviver. De nada adianta acolher hospitaleiramente, conviver humanamente, nos respeitarmos mutualmente e nos tolerarmos pacientemente se não podemos comer e beber juntos. O fato é que ainda estamos distantes deste sonho bem- aventurado principalmente se tratando de uma cultura contemporânea que se modificou em função do trabalho e da produtividade que gerou o enfraquecimento a referência simbólica da mesa deixando de ser o ponto de convergência da família. No dia 11 de setembro de 2001 morreram cerca de 3 mil pessoas. Foi uma atrocidade que parou a humanidade. No mesmo dia, exatamente 16.400 crianças abaixo de cinco anos morreram de fome e de desnutrição. Isso mostra o que vivemos numa humanidade flagelada que ainda tem muito para evoluir.
Quando nossos antepassados antropoides saiam para recoletar frutos, sementes, cacas e peixes não comiam individualmente o que reuniam. Tomavam os alimentos e os levavam ao grupo, e ai praticavam a comensalidade distribuíam os alimentos entre si e os comiam grupal e comunitariamente. Comensalidade supõe a solidariedade e a cooperação de uns para os outros, permitiu o primeiro salto da animalidade em direção à humanidade. A comensalidade, a solidariedade, e a cooperação. Essa pequena diferença faz toda uma diferença.
A linguagem possibilita o ser humano organizar o mundo, dando nomes e