Boia 2
Na figura abaixo, a boia eletro nível esta virada para baixo. Nessa posição, o contato (fio) b uniu ao contato (fio) c.
Na figura abaixo, a boia eletro nível esta virada para cima. Nessa posição, o contato (fio) a uni ao contato (fio) b.
A configuração mais simples é com apenas uma boia eletro nível instalada dentro do reservatório superior. As ligações devem ser feitas da seguinte maneira: fio a = isolar; fio b = rede elétrica; fio c = bomba; e o outro polo da bomba na rede. Assim, a bomba será ligada cada vez que o nível da água no reservatório superior baixar, ou seja, quando a boia eletro nível virar para baixo, fará a união do fio b com o fio c, permitindo a passagem da corrente elétrica. Quando o reservatório estiver cheio, e a boia eletro nível virar para cima, o fio b irá separar do fio c interrompendo a passagem da corrente elétrica, desligando a bomba.
Esse tipo de configuração só pode ser usada se no reservatório inferior (poço, cisterna, rio, lago, etc.) NUNCA faltar água. Colocar uma bomba de água para funcionar a seco pode queimá-la.
Mas caso ocorra falta d’água no reservatório inferior, a configuração mais correta e segura, é feita com duas boias eletro níveis ligadas em série. Uma instalada no reservatório inferior (subterrâneo, cisterna, poço, rio, lago, etc.), e outra instalada no reservatório superior. Assim, pode-se fazer uma combinação entre as posições das boias, ajustando os seus pesos e ligações dos fios, para regular exatamente o ponto desejado para ligar ou desligar a bomba.
No desenho acima é mostrado o esquema elétrico desse sistema na posição de ligado. Isso significa que a corrente elétrica está passando pelas