aproveitamento de oleo
Ricardo João Pacheco Fraga
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em
Engenharia Mecânica
Júri
Presidente:
Professor Luís Rego da Cunha de Eça
Orientador:
Professor José Maria Campos da Silva André
Co-orientador:
Doutor João Carlos de Campos Henriques
Vogal:
Doutor Paulo Justino
Maio 2011
Agradecimentos
Gostaria de expressar o meu agradecimento ao meu orientador Professor Doutor José Maria
André e ao meu Co-Orientador Doutor João Henriques por toda a disponibilidade, apoio e, sobretudo, pelos ensinamentos, críticas e sugestões imprescindíveis para a realização desta dissertação.
Queria também agradecer aos técnicos das oficinas do departamento de Engenharia
Mecânica pela dedicação e qualidade do trabalho de execução das peças necessárias à realização dos ensaios. São eles Norberto Marques e Pedro Alves.
Por fim, um agradecimento à minha família, em especial aos meus pais, pelo apoio incondicional e pelas palavras sábias ao longo de todo o meu percurso académico.
I
Resumo
Este trabalho teve como principal objectivo ensaiar, em modelo reduzido, à escala 1:100 e utilizando o canal de ondas do IST, um dispositivo concebido para o aproveitamento da energia das ondas. Trata-se de um sistema oscilante e flutuante, de concepção relativamente simples que aproveita o movimento de um flutuador em todos os seus graus de liberdade, com predomínio do movimento de translação vertical. Este conceito pretende associar às vantagens de uma energia renovável e não poluidora a rentabilidade da produção de energia, tornando economicamente viável a construção de centrais de energia das ondas.
Ao longo do trabalho efectua-se a caracterização física, funcional e estrutural do dispositivo estudado e descrevem-se as principais experiências de preparação para os ensaios no canal de ondas, levadas a cabo para testar os acelerómetros utilizados e