resolução prova enem 2011
FÍSICA – PROVA AMARELA
Questão 46
(Alternativa C)
A eficiência das lâmpadas pode ser comparada utilizando a razão, considerada linear, entre a quantidade de luz produzida e o consumo. A quantidade de luz é medida pelo fluxo luminoso, cuja unidade é o lúmen(Im). O consumo está relacionado à potência elétrica da lâmpada que é medida em watt(W).
Por exemplo, uma lâmpada incandescente de 40 W emite cerca de 600 Im, enquanto uma lâmpada fluorescente de 40 W emite cerca de 3000 Im.
Disponível em: HTTP://tecnologia.terra.com.br.Acesso em: 29 fev.2012(adaptado)
A eficiência de uma lâmpada incandescente de 40 W é:
(A) maior que a de uma lâmpada fluorescente de 8W.
(B) maior que a de uma lâmpada fluorescente de 40 W, que produz menor quantidade de luz. (C) menor que a de uma lâmpada fluorescente de 8 W,que produz a mesma quantidade de luz.
(D) menor que a de uma lâmpada fluorescente de 40 W, pois maior quantidade de energia. igual a de uma lâmpada fluorescente de 40 W, que consome a mesma quantidade de energia “A eficiência (E) foi definida no enunciado como sendo a razão entre a luz produzida, em lumens, e a potência dissipada. Sendo assim:
a eficiência da lâmpada incandescente é menor!
Considerando que há uma eficiência constante por parte da lâmpada fluorescente, a lâmpada de 8 W emite: a mesma quantidade de luz!
Questão 49
(Alternativa B)
Em um dia de chuva muito forte, constatou-se uma goteira sobre o centro de uma piscina coberta, formando um padrão de ondas circulares. Nessa situação, observou-se que caiam duas gotas a cada segundo. A quantidade entre duas cristas consecutivas era de 25 cm e cada uma delas se aproximava da borda com velocidade de 1,0 m/s.
Após algum tempo a chuva diminuiu e a goteira passou a cair uma vez por segundo.
Com a diminuição da chuva, a distância entre as cristas e a velocidade de propagação da onda se tornaram, respectivamente
(A) maior que 25 cm e maior que 1,0 m/s.
(B) maior que 25 cm e