Resumo: Sonar
Este é um aparelho aperfeiçoado em relação ao radar, funciona de um ambiente terrestre para um aquático, que emite ondas eletromecânicas ultrassónicas, que passam de 20.00 Hz, e podem medir a distância do objeto que reflete para o emissor.
O sonar foi desenvolvido para identificar e perceber objetos no fundo do mar, montado pela nossa equipe com peças de Lego, foram realizadas medições e obtidos alguns dados que nos dão noção de como funcionaria em escalar maior.
Do inglês Sound Navigation and Ranging (ou Navegação e Determinação da Distância pelo Som), é o “irmão” do radar, porém, utilizado em áreas marítimas, criado em meados de 1939 (ou aperfeiçoado do radar) por cientistas ingleses, sendo muito utilizado durante a segunda Guerra Mundial. O sonar exerce a mesma função do radar, contudo, dentro d’água. O radar emite ondas eletromagnéticas, que não se propagam na água. Já o sonar emite ondas eletromecânicas ultrassonoras, que passam de 20.000 Hz e se propagam na água.
Existem dois tipos de sonar, são eles: Ativo, que emite sons, e este som se reflete batendo em alguma superfície e retornando para o emissor, e o Passivo, que capta sons emitidos por outros meios, seja eles biológicos ou mecânicos.
No sonar ativo, é possível medir a distância do objeto, a distância é calculada pelo tempo que a onda leva para ir do emissor para o objeto e voltar para o emissor.
Para medir a distância, o sonar utiliza um dispositivo especial, que emite um “ping”, o ping percorre até encontrar algum objeto, no qual ele se choca e é refletido, de forma com que o próprio sonar o receba, quando o ping é emitido inicia-se uma contagem de tempo até que ele volte, a partir de então, é possível encontrar a distância do objeto que refletiu a onda.
REFERÊNCIAS http://www.naval.com.br/blog/destaque/7-como-funciona-o-sonar/um-pouco-sobre-sonar-parte-1/ http://www.educamor.net/invencoes/sonar.htm http://www.lego.com/en-us/mindstorms http://zoom.education/