RESUMO SOCIOLOGIA CAP TULO 15
ANDERSON J. SENA
JACKSON A. SENA
RENÉ DESCARTES
ROBSON NONATO
SEMINÁRIO - SOCIOLOGIA
QUEM FAZ E COMO SE FAZ O BRASIL?
ARACATI/CE
2015
QUEM FAZ E COMO SE FAZ O BRASIL?
A sociologia e o mundo do trabalho
Émile Durkheim deu-se conta do quanto a sociedade mudou ao longo dos anos. Para ela , no ambiente das fábricas, das corporações, do trabalho, enfim, onde homens e mulheres passavam a maior parte de seu tempo, que eles aprendiam a se relacionar com seus ofícios e as pessoas com as quais conviviam. Como vimos com Durkheim, se os trabalhadores passam a maior parte do tempo no local de trabalho, eles têm de aprender ali o que podem ou não fazer, o que devem ou não podem fazer, o que devem fazer, como devem conviver com os que estão a seu lado.
Uma das coisas que Durkheim focou era em como as sociedades poderiam manter a sua integridade e coerência na era moderna, quando as coisas como religião e etnia estavam tão dispersas e misturadas. A partir disto, ele procurou criar uma aproximação científica para os fenômenos sociais. Descobriu a existência e a qualidade de diferentes partes da sociedade, divididas pelas funções que exercem, mantendo o meio balanceado. Isto ficou conhecido como a teoria do Funcionalismo. O trabalho formal: é aquele que regulado por regras precisas: carteira de trabalho assinada, número preestabelecido de horas de trabalho, salário correspondente, direito a férias e 13° salário, pagamento de impostos e da contribuição para Previdência Social com vista à aposentadoria. Trabalho informal: É o trabalho sem vínculos registrados na carteira trabalho ou documentação equivalente, sendo geralmente desprovido de benefícios como remuneração fixa e férias pagas.
Começamos mal, ou o passado nos condena!
Os historiadores Ida Lewkowicz, Horacio Gutiérrez e Manolo Florentino iniciam seu livro “Trabalho compulsório e trabalho livre na História do Brasil” destacando o