Metodologia cientifica
Apostila de Metodologia do Trabalho Acadêmico
Prof.(a) Débora Barni de Campos
2008
2
CAPÍÍTULO II CAP TULO
Trabalhos Científicos
1. INTRODUÇÃO O trabalho científico em geral, “do ponto de vista lógico, é um discurso completo. [...] O trabalho científico (em nosso caso) assume a forma dissertativa, pois seu objetivo é demonstrar, mediante argumentos, uma tese, que é uma solução proposta para um problema, relativo a determinado tema” (SEVERINO, 2000, p. 183, grifo nosso). Antes de qualquer discussão a respeito de trabalhos acadêmicos e/ou científicos, é importante que fique claro para você que existem diversos tipos de trabalhos científicos. Podem ser citados, entre eles, os seguintes: Trabalho de Graduação; Trabalho de Final de Curso ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC); Monografia (para Especialização); Dissertação; Tese; Artigos de Periódicos e Eventos Científicos; Comunicação Científica A estrutura desses trabalhos quase sempre é a mesma, compreendendo basicamente uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão. Na seqüência, cada um desses trabalhos será discutido em maiores detalhes.
2. TRABALHOS CIENTÍFICOS
2.1 Trabalhos de Graduação: os trabalhos de graduação não constituem exatamente trabalhos de cunho científico, mas de iniciação científica, uma vez que esses trabalhos têm que ser apresentados dentro de uma sistemática e organização que estimulem o raciocínio científico. Visto que o enfoque pretendido em trabalhos de graduação é a assimilação de um conteúdo específico, é comum que uma revisão bibliográfica, ou uma revisão literária, seja tida como suficiente. Porém, nada impede que existam outros tipos de trabalhos acadêmicos, como relatórios e pequenas pesquisas. No entanto é importante ter em mente a cientificidade da sistemática adotada para a realização desses trabalhos.
3
2.2 Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): o trabalho de Final de curso é tido como uma monografia sobre um assunto específico. Tem