Comentário Sobre o texto a História da psicologia cognitiva
A HISTÓRIA DA CIÊNCIA COGNITIVA
UBERLÂNDIA
2014 – 1
Centro Universitário do Triângulo
A HISTÓRIA DA CIÊNCIA COGNITIVA
Trabalho apresentado ao professor psicólogo Júlio Cesar, com a finalidade de comentário sobre o texto “A história da Ciência cognitiva” como pré-requisito para obtenção de nota e aprendizado na disciplina de Processos Psicológicos I, do curso de Psicologia UNITRI.
UBERLÂNDIA
2014 – 1 Pode se dizer que a gênese da história da psicologia cognitiva se baseia no estudo do método de pesquisa introspectivo, onde o mesmo representava bem as investigações filosóficas no ocidente, onde essas pesquisas eram voltadas para a análise do pensamento da natureza da consciência, da linguagem, o modo como os problemas são solucionados e a forma da cultura humana. Houve um aumento muito grande por parte dos behavioristas (cientistas que estudam o comportamento) no estudo do comportamento, onde passaram a descartar as inferências sobre a imaginação, planos, crenças e desejos; e a partir dessas o comportamento do individuo era explicado pelo modelo do arco-reflexo (estímulo e resposta) onde tal propunha que o ambiente condicionaria a pessoa a reagir de um determinado modo.
Não se pode deixar de considerar a contribuição de matemáticos e neurologistas nessa história, que com a junção de suas ideias conseguiram estabelecer uma comparação sistemática entre o funcionamento do cérebro humano com máquinas. Dentre os nomes que se pode citar, destaca: o matemático Alan Turing que vinculou as leis básicas da aritmética com as proposições da lógica elementar, tendo em vista esse novo paradigma,