Comentário do Livro "O que é Justiça?"
No vocábulo justiça encontramos várias significações, utilizando-as de diversas maneiras para exprimir suas ideias de pensamento e pretensões. Desse modo, a mesma palavra justiça defronta com concepções que se contradizem, ao ponto de não se subsistirem juntas e significar diferentes lados de conflitos e divergências, podendo significar justiça para uns e injustiça para outros, que muitas vezes, por sinal, se baseia em argumentos independentes da verdade.
Podemos afirmar que a justiça não é neutra, mas sim comprometida com os conflitos no sentido de manutenção ou de transformação, sendo que não pode ficar acima dos conflitos, mas comprometendo-se com eles até seus extremos. Outro aspecto importante é a ideia imutável dos costumes dos grupos sociais que estão dominando ou que são dominados, propondo assim uma ideia de justiça que para os dominantes são mantidas as tradições opressoras e repressoras contra os oprimidos e reprimidos.
Por outro lado, racionalizando a ideia de justiça como interesse comum, sempre é tida como uma benfeitoria para melhoria do mundo, visando um dever-ser do comportamento, da produção e