historia da riqueza do homem
No capitulo 16, do livro de ‘A Historia daRiqueza do Homem’ o autor destaca a diferença de classes entre trabalhadores e capitalistas. As melhorias existentes so beneficiavam uma minoria, enquanto agrande massa sofria com péssimas condições de trabalho e condições de vida precárias.
Com a chegada das maquinas e o surgimento do capitalismo industrial, o quedeveria significar uma melhoria acabou piorando ainda mais. A máquina fez com que os artesãos, que antes conseguiam se sustentar bem, ficassem a miséria devido aconcorrência desleal com as máquinas.
Os trabalhadores motivados pela revolta com esse sistema de trabalho começaram a destruir as máquinas numa tentativadesesperada de serem mais valorizados. Os capitalistas recorreram a força da justiça e conseguiram aprovar uma lei que condenava a morte quem destruísse uma maquina.Logo os trabalhadores perceberam que não seria destruindo máquinas que eles iriam conseguir melhores condições, eles teriam que recorrer ao parlamento. Porem quemfazia a justiça naquele tempo eram os mesmos capitalistas ou pessoas influenciadas por eles e de nada adiantava recorrer a justiça. Por fim tentaram o direito aovoto, para conseguir eleger alguém que mudasse as leis em seu favor e conseguiram, mas não foi suficiente.
Logo eles perceberam que a força dos capitalistasvinha de uma união que existia entre eles, assim eles se passaram a se unir em grupos para aos poucos lutar e defender sua classe. Assim nasceram os sindicatos.
Comentário do cap. ‘A Semente Que Semeais.. Outro Colhe’ do livro ‘A Historia da Riqueza do Homem’ de Leo Huberman
No capitulo 16, do livro de ‘A Historia daRiqueza do Homem’ o autor destaca a diferença de classes entre trabalhadores e capitalistas. As melhorias existentes so beneficiavam uma minoria, enquanto agrande massa sofria com péssimas condições de trabalho e condições de vida