Energia Solar
Obtenção e uso:
Entretanto, costuma-se chamar de energia solar àquela proveniente da obtenção direta de energia do sol, seja por aproveitamento do calor gerado pela sua radiação (energia térmica) usada em aquecimentos de fluidos ou ambientes na geração de potência mecânica ou elétrica, ou ainda, convertendo-a diretamente em energia elétrica por meio de materiais chamados de termoelétricos e fotovoltaicos.
O coletor solar é um sistema composto por placas dispostas em conjuntos que irão absorver a radiação solar. Este sistema, por causa da baixa incidência solar sobre a superfície terrestre, possui uma eficiência baixa, sendo, muitas vezes, necessários vários metros de placa para produzir o calor desejado.
O meio de obtenção direta de energia através da luz solar, conhecido como efeito termoelétrico é conseguido através da junção de dois materiais que, quando aquecidos, provocam uma diferença de potencial entre as extremidades, gerando corrente elétrica. Entretanto o rendimento é baixo e o custo do material muito elevado o que não possibilitou sua utilização comercial.
Renovavel ou não renovável:
As fontes de energia renováveis, são aquelas em que a sua utilização e uso é renovável e pode-se manter e ser aproveitado ao longo do tempo sem possibilidade de esgotamento dessa mesma fonte, ou seja, a energia solar é renovável, porque ela se origina de uma fonte natural, que no caso é o sol.
Desvantagens:
Embora já vimos que esta desvantagem rapidamente se torna numa vantagem, a verdade é que o custo inicial para montar um sistema solar pode ser bastante avultado.
Se não houver sol, não haverá energia solar. Isto significa que se vive num país com horas de sol limitadas ao longo do ano, esta pode não ser uma opção viável. Para além disso, o sol nem sempre brilha e se não brilhar, não será possível captar a sua energia, sendo assim necessário recorrer aos processos de energia convencionais.
Nós não necessitamos de energia apenas durante o dia, ela