comentário de um artigo sobre platão
POLO CAMPINAS
DOMINIKA BITNER
ATIVIDADE DE FILOSOFIA
SÃO JOSÉ DO RIO PARDO
2014
1) Um comentário sobre o artigo Estado e Educação em Platão;
Este artigo apresenta bem o que vem a ser o pensamento de Platão com relação à formação do cidadão da polis. Ele defende sua teoria afirmando que o cidadão e o estado são a mesma coisa; a formação seria focada em educar o homem justo, sábio e virtuoso, uma elite governante.
Ele afirma também que a cidade delegada a um governante injusto, que não pensa no bem comum dos cidadãos, viveria em guerra.
Penso aqui nas guerras infindas que assolam a humanidade hoje em dia. Pessoas que sofrem que morrem, que perdem tudo, em função de governantes inescrupulosos.
Fica bem claro o desejo de eugenia em Platão, a fim de criar uma sociedade perfeita: “...homens superiores que encontrem mulheres superiores...”.
Para ele a educação seria esmerada, com inicio no físico e culminância no intelectual filosófico. Um ser criado-educado para ser um governante ideal.
Cito o artigo – ‘Na busca pelo bem, de forma incessante, o homem deveria percorrer, suplantando os percalços, o caminho do conhecimento, de forma a libertar o espírito humano das incertezas, erros e ilusões do senso comum – doxa. Essa busca levaria o homem ao ápice, ao mundo das ideias, da clareza e da verdade – epistéme. Em contato com a verdade, formado, o homem estaria apto para exercer, na sua plenitude, a cidadania e usar o conhecimento adquirido por um processo seletivo, em benefício do Estado – polis.
De qualquer forma ele cria um mundo ideal, platônico.
2) Um comentário apresentando as diferenças entre os ideais de racionalidade presentes em Sócrates, Platão e Aristóteles :
Para Sócrates a razão existe partindo do pressuposto do questionamento. A ironia, o questionamento, método muito usado por ele através da maiêutica, arte de dar à luz as ideias, demonstram sua preocupação com o