Reflexão Crítica sobre o texto A Caverna de Platão
“ALEGORIA DA CAVERNA”
PLATÃO
RESUMO E COMENTÁRIO
PARANAVAÍ
2011
VITOR FERREIRA DE LIMA, 34
“ALEGORIA DA CAVERNA”
PLATÃO
RESUMO E COMENTÁRIO
Trabalho de pesquisa bibliográfica apresentado como requisito à obtenção de nota parcial na Disciplina de Filosofia, referente ao 2º Trimestre, do 3º Ano B, do Curso Ensino Médio, Matutino.
Orientador (a): Prof. Lucio Lopes.
PARANAVAÍ
2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.............................................................................................
4
2 O Resumo do Texto “Alegoria da Caverna”............................................
5
3 Conclusão (Comentário)...........................................................................
6
REFERÊNCIAS .............................................................................................
7
1 INTRODUÇÃO
Pode-se argumentar de muitas formas o significado da fantástica estória mítica de Platão, denominada “Alegoria da Caverna”; mas é inegável que Platão vislumbrou dois mundos profundamente distintos para exemplificar a sua compreensão epistemológica sobre duas formas de construção do conhecimento: Os dois mundos platônicos ditam a tônica desta discussão filosófica – podemos dizer, ainda que é, das metáforas imaginadas pela filosofia a mais antiga e mais atual para descrever a situação geral em que se encontra a humanidade.
O resumo aqui apresentado é do texto extraído do Livro VII de A República de Platão, um diálogo escrito entre 380-370 a.C..
Nestes tempos atuais em que o conhecimento que possibilita a autonomia plena ao Homem é artigo de luxo e está controlado pela “máquina” da indústria cultural apenas para fins de gerar lucro, para engordar o capital daqueles que dominam as riquezas materiais; podemos considerar o