Comenius
ESCOLA TRADICIONAL
MANAUS-AM
2013
TEORIAS PEDAGÓGICAS
ESCOLA TRADICIONAL
Trabalho apresentado a com requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Filosofia da Educação, ministrada pelo Professor Turno: Noturno Curso de Pedagogia.
MANAUS-AM
2013
Origem da Escola Tradicional
O nascimento da Escola Institucionalizada se dá a partir do Renascimento e da Idade Moderna (por volta do século XVI) no Ocidente europeu, quando se exige o confinamento dos alunos em internatos; a separação por idades; a graduação em séries, a organização de currículos e o recurso de materiais didáticos. A Escola Institucionalizada, semelhante àquela que hoje conhecemos, é uma criação burguesa do séc. XVI época em que surge o “sentimento de infância e da família”. Um lento processo separou a criança do adulto, criando um ambiente segregado e “protegido das más influências do Mundo”. Qual será a função da Escola? O contexto do surgimento da Escola está ligado diretamente aos interesses da burguesia nascente, sendo o modelo de Educação destinado a “separar a criança da vida e preservá-la do mundo”
Corrente tradicional
A escola tradicional, que reinou soberana até a decana de 1950, tem o professor como foco central, orientando o conteúdo do ensino do proporcionar ao aluno o conhecimento da evolução das ciências e das grandes realizações da civilização, através da História. O academicismo e a teoria prevalecem sobre a visão prática, na medida em que o conservadorismo dificulta os processos da inovação e tornam o currículo excessivamente rígido e conteudista. Predomina o que se denominou “educação bancária”, que faz o aluno um recipiente passivo em relação