Combustíveis
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA – DEM
Máquinas Térmicas – MTE0001
COMBUSTÍVEIS
Joinville, maio de 2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Existem várias substâncias que podem ser usadas como combustíveis num motor, mas o mais utilizado no planeta sem dúvida é os derivados de petróleo, sendo assim será dado mais ênfase a estes combustíveis derivados.
O Petróleo é uma mistura complexa de hidrocarbonetos que, associada a pequenas quantidades de nitrogênio, enxofre e oxigênio, se encontram sob as formas gasosa, líquida ou sólida, localizado em poros e fraturas, em geral de rochas sedimentares. Nos depósitos encontram-se também água salgada e uma mistura de gases responsáveis pela pressão que provoca a ascensão do petróleo através de poços perfurados. O petróleo líquido é também chamado óleo cru para distingui-lo do óleo refinado, produto comercial mais importante. O gás de petróleo (gás natural) é uma mistura de hidrocarbonetos leves, enquanto as formas semi-sólidas são compostas de hidrocarbonetos pesados.
A origem e a evolução subsequente do petróleo nas formas líquida e gasosa não são conhecidas com precisão. Acredita-se que o material marinho orgânico que estava sobre o fundo do mar foi incluído por camadas rochosas e submetido a pressões altas com decomposição eventual até os produtos conhecidos como o petróleo.
A matéria orgânica original continha oxigênio, apesar de que o petróleo seja feito principalmente de compostos de carbono e hidrogênio. Não se conhece o método pelo qual o oxigênio foi eliminado. Sugeriu-se que a ação bacteriana foi a responsável; outra teoria supõe exposição contínua através das eras à leve radioatividade proveniente de formações rochosas vizinhas.
Apesar de que os compostos ou componentes do petróleo bruto variam entre largos limites de lençol a lençol, os constituintes principais são