Combustíveis alternativos
Combustíveis alternativos - também conhecidos como combustíveis não convencionais, são materiais ou substâncias que podem ser utilizados como combustíveis, com excepção ou em substituição dos combustíveis convencionais, ou seja, são uma alternativa aos combustíveis fósseis (petróleo,carvão, propano e gás natural), e de materiais nucleares, como urânio.
O combustível é caracterizado por ser qualquer substância que, ao reagir com o oxigênio, produz calor, gases ou chamas. A energia liberada durante esse processo é de fundamental importância para as atividades humanas e, principalmente, para a produção industrial, pois grande parte das máquinas funciona a partir de energia combustível.
Várias substâncias podem ser utilizadas na fabricação de combustível, sendo os de origem fóssil os mais populares (petróleo, carvão e gás natural). Porém, a necessidade de desenvolver alternativas que possam substituir, gradativamente, os combustíveis de origem fóssil, impulsionou as pesquisas para a obtenção de biocombustível.
A cana-de-açúcar, os resíduos agropecuários, o dendê, plantas oleaginosas e a biomassa florestal são as principais matérias-primas na produção do biocombustível, que é um dos menos agressivos ao meio ambiente, pois a emissão de gases poluentes é praticamente nula.
Biodiesel: Ultimamente existe certa confusão sobre o que é biodiesel, mas é o seguinte: Biodiesel não é óleo vegetal, somente depois que retirar a glicerina do óleo vegetal é que temos biodiesel.
Hoje no Brasil, embora seja muito difícil de encontrar, temos biodiesel sendo vendido nos postos, vendido na forma de B2, 2% de biodiesel e 98% de diesel.
A coisa mais importante que você precisa saber sobre biodiesel é que qualquer motor diesel hoje pode usar biodiesel. É possível alternar entre biodiesel e diesel a qualquer momento, exatamente como acontece com os