Combate ao cance
Tem como Plataforma a campanha do ano passado,especificamente com foco no Objetivo 5 da Declaração Mundial do Câncer: Reduzir o estigma e dissipar os mitos sobre câncer, sob o slogan: “Derrube os mitos”.
O termo câncer é genérico e designa um vasto grupo de enfermidades que pode manifestar em qualquer parte do corpo; também se fala de tumores malignos ou neoplasias.
Uma característica do câncer é a multiplicação rápida de células anormais que se estendem além dos limites normais e podem invadir partes adjacentes do corpo e propagar-se a outros órgãos. Este processo se denomina metástase. As metástases são a causa principal de morte por câncer.
O Dia Mundial contra o Câncer é a oportunidade de unir nossas vozes em nome da disseminação do conhecimento sobre câncer e dirimir conceitos falsos sobre a doença. A campanha conta com o apoio do World Cancer Day Advisory Group em nível global, e o foco é elucidar sobre os quatro seguintes mitos:
Mito 1: Não é necessário falar sobre câncer
Realidade: Apesar do câncer se um tópico difícil de abordar, em particular em algumas culturas e condições, afrontar a doença abertamente pode melhorar os resultados a nível individual, comunitário, e de políticas públicas.
Mito 2: Não há sinais ou sintomas de câncer
Realidade: Para muitos tipos de canceres, hásinais de alerta e sintomas, e os benefícios de um diagnóstico precoce são indiscutíveis.
Mito 3: Não há nada que eu possa fazer sobrecâncer
Realidade: Há muito o que fazer a nível individual, comunitário e político e, com a estratégia correta, um terço dos canceresmais comuns podem ser prevenidos.
Mito 4: Eu não tenho direito a tratamento decâncer
Realidade: Todos tem o direito a acesso atratamentos efetivos contra o câncer em igualdade de condições, sem sofrer dificuldades.
Estão disponíveis (em inglês e espanhol, e alguns em português) materiais produzidos pela União Internacional de Controle do