Comandos UNIX
Diferenças entre diretórios Linux - Windows
DOS/Windows
Linux
A:
/dev/fd0
B
/dev/fd1
C:
/dev/hda1
LPT1
/dev/lp0
LPT2
/dev/lp1
LPT3
/dev/lp2
COM1
/dev/ttyS0
COM2
/dev/ttyS1
COM3
/dev/ttS2
COM4
/dev/ttS3
Comandos
Comandos são ordens que passamos ao sistema operacional para executa uma determinada tarefa. Cada comando tem uma função específica, devemos saber a função de cada comando e escolher o mais adequado para fazer o que desejamos, por exemplo: * `ls' - Mostra arquivos de diretórios * `cd' - Para mudar de diretório Este guia tem uma lista de vários comandos organizados por categoria com a explicação sobre o seu funcionamento e as opções aceitas (incluindo alguns exemplos).
Comandos equivalentes entre DOS e Linux
Esta seção contém os comandos equivalentes entre estes dois sistemas a avaliação entre ambos. grande parte dos comandos podem ser usado da mesma forma que no `DOS', mas os comandos `Linux' possuem avanços para utilização neste ambiente multiusuário/multitarefa. O objetivo desta seção é permitir as pessoas com experiência em `DOS' fazer rapidamente no`GNU/Linux' as tarefas que fazem no `DOS'. A primeira coluna tem o nome do comando no `DOS', a segunda o comando que possui a mesma função no `GNU/Linux' e na terceira coluna as diferenças.
DOS Linux Diferenças
-------- ------------ -------------------------------------------------- cls clear Sem diferenças. dir ls -la A listagem no Linux possui mais campos (as permissões de acesso) e o total de espaço ocupado no diretório e livre no disco deve ser visto separadamente usando o comando du e df..Permite também listar o conteúdo de diversos diretórios com um só comando (ls /bin /sbin /...). dir/s ls -lR Sem diferenças. dir/od ls -tr