COMANDOS SLIDE 2
Elementos de processamento de sinais
Elementos de saída de sinais elétricos
Elementos de Entrada de Sinais
Os componentes de entrada de sinais elétricos são aqueles que emitem informações ao circuito por meio de uma ação muscular, mecânica, elétrica, eletrônica ou combinação entre elas.
Elementos de Entrada de Sinais
Entre os elementos de entrada de sinais podemos citar:
As botoeiras,
As chaves fim de curso,
Os sensores de proximidade e
Os pressostatos.
Todos os elementos de entrada de sinais são destinados a emitir sinais para energização ou desenergização do circuito ou parte dele.
Botoeiras
São chaves manualmente acionáveis que apresentam, geralmente, um contato NA e outro NF. Dependendo do tipo de sinal a ser enviado ao comando elétrico, podem ser PULSADORAS ou COM TRAVA.
BOTOEIRA
PULSADORA
TIPO
COGUMELO
Botoeira Pulsadora
Possui dois contatos (um NA e um NF) e é acionada por um botão pulsador liso. Em repouso, os contatos 11 e 12 permanecem fechados, enquanto 13 e 14 permanecem abertos.
Quando o botão é acionado, os contatos se invertem de forma que o fechado abre e o aberto fecha. Soltando-se o botão, os contatos voltam à posição inicial pela ação da mola de reposição.
Botoeira Com Trava
Também invertem seus contatos mediante o acionamento de um botão, entretanto, permanecem acionadas mesmo depois de cessado o acionamento.
Botão Giratório Com Trava
Botoeira acionada por botão giratório com uma trava que mantém os contatos na última posição selecionada.
Características Construtivas
Apresenta um contato fechado nos bornes 11 e 12 e um aberto
13 e 14. Quando acionada, o contato fechado 11/12 abre, e o contato 13/14 fecha, e a botoeira fica travada na posição. Para que os contatos retornem à posição inicial acionamos o botão no sentido contrário.
Botão de Emergência Com Trava
Botoeira com trava, muito usada para desligar o circuito de comando elétrico em momentos críticos. É acionada por botão tipo