Coma Diabético
Um diabético que dá a impressão de estar embriagado pode estar com uma baixa taxa de açúcar no sangue, um problema conhecido pelo nome de hipoglicemia e que pode levar ao coma diabético.
Sintomas de Coma Diabético
Hipoglicemia
1. Palidez com suor, pulsação rápida e fraca e, às vezes, tremores;
2. Estado de confusão mental, que algumas vezes lembra a embriaguez (pode ser diferenciado da embriaguez pelo hálito que não apresenta cheiro de álcool);
3. Fraqueza, que leva à perda da consciência em pouco tempo (de 15 a 20 minutos após o início do sintoma).
Isso acontece quando a pessoa toma insulina demais ou come menos do que deveria. A hipoglicemia também poderá ocorrer quando o açúcar presente no sangue for utilizado durante uma atividade tísica.
Uma baixa taxa de açúcar no sangue afeta o cérebro e leva ao estado de coma diabético. Em raríssimos casos, a morte pode ocorrer até 20 minutos após o início do coma.
Hiperglicemia
O problema oposto, isto é, excesso de açúcar no sangue ou hiperglicemia, também pode acabar levando o paciente ao estado de coma. Este problema, todavia, se desenvolve muito mais lentamente.
O diabético normalmente dá conta dele e trata-se tomando insulina. Se não o fizer, os sintomas serão:
Pele avermelhada e seca;
Respiração profunda, acompanhada de gemidos, e hálito com cheiro de acetona;
Depois de algum tempo, perda de consciência.
Primeiros Socorros para Coma Diabético
Se a crise diabética acontecer rapidamente, a pessoa pode precisar de açúcar. Se a vítima estiver consciente, deve-se dar 3 ou 4 colheres de chá de açúcar, um pedaço de bolo ou biscoitos, mel, geleia, chocolate ou um refrigerante;
Se a vítima estiver inconsciente, deve ser colocada imediatamente na posição de recuperação e deve-se chamar uma ambulância.
O que o paciente pode fazer
Uma pessoa sujeita a ataques de hipoglicemia deve levar consigo um cartão, ou uma pulseira, contendo informações sobre seu problema, além de instruções a