COM A BARRAGEM
Praticamente muito pouco. Como a usina será do tipo fio d’água, seu reservatório, de área total de 17,7 quilômetros quadrados, não acumulará significativos volumes de água, o que diminui a necessidade de alagamento de grandes áreas e provoca mínimas mudanças na vazão do rio Araguari. O fluxo de água seguirá seu movimento normal.
O QUE GARTANTE QUE A BARRAGEM VAI SUPORTAR AS CHEIAS DO RIO E O INTENSO REGIME DE CHUVAS DA REGIÇAO?
O planejamento de engenharia baseou-se, entre outras informações, em estudos hídricos e meteorológicos da região. Foram analisadas informações históricas, de décadas, sobre o comportamento do rio e das condições climáticas para o desenvolvimento de um projeto, com tecnologia de ponta, que garantisse pleno funcionamento da usina mesmo que em condições severas.
O resgate da fauna e flora é de suma importância para que não se percam elementos importantes da biodiversidade regional, assim como algumas espécies endêmicas, medicinais e/ou ameaçadas de extinção.
Acompanhar as equipes de desmatamento resgatando e salvando a fauna e flora durante a implantação do canteiro de obras foi a prioridade deste programa, que se fundamentou em garantir a segurança dos animais silvestres durante a supressão vegetal e, controladamente proceder as ações de soltura e realocação em ecossistema similar, na presente situação foi na RPPN Seringal do Triunfo, além do envio para o IEPA - Instituto de Pesquisa Cientificas e Tecnológicas do Estado do Amapá, com a devida autorização dos órgãos ambientais competentes.
QUANTOS ANIMAIS JÁ FORAM RESGASTADOS?
65 sendo que os animais referendados abaixo ainda não foram contabilizados. As espécies de Ictiofauna (peixes) e Invertebrados Aquáticos (insetos, camarões, caranguejos, entre outros) seguramente passam de 1000 indivíduos, porém o relatório ainda está sendo finalizado, onde infelizmente ainda não dispomos da quantidade exata nem das espécies encontradas.
CUIDADOS COM A VEGETAÇÃO