Com base nos estudos e pesquisas realizadas, responda como a semântica tem sido definida e qual é o seu objeto de estudo.
494 palavras
2 páginas
A semântica estuda o significado e a interpretação do significado de uma palavra, de um signo, de uma frase ou de uma expressão em um determinado contexto. Nesse campo de estudo se analisa, também, as mudanças de sentido que ocorrem nas formas linguísticas devido a alguns fatores, tais como tempo e espaço geográfico e os sentidos dos elementos formais da língua (morfemas, vocábulos, locuções e sentenças e a significação das formas linguísticas). O estudo da significação se dá em vários níveis com perspectivas diferentes, daí sua fragmentação e a falta de um denominador comum entre os teóricos. A posição dos linguístas ainda hoje é controversa, de um lado reconhecem o que já foi descoberto (enxergavam as línguas como repertório de palavras, cuidadosamente analisadas em relação a sua origem, alterações fônicas, seu emprego no discurso e relações com as coisas que nomeavam, além do próprio significado, para que fosse possível reconhecer melhor sua natureza), e, de outro lado, realizam suas pesquisas como se a mesma estivesse sendo descoberta agora. Falar sobre semântica, antes de tudo, é falar sobre significante (imagem acústica) e significado (conceito representativo), e, segundo Marques (2003, p.28) "as palavras não significam diretamente as coisas a que se referem, as palavras significam mediante conceitos, ou configurações conceituais abstratas, que refletem e evocam, na mente humana, as coisas que designam."
A semântica estuda o significado e a interpretação do significado de uma palavra, de um signo, de uma frase ou de uma expressão em um determinado contexto. Nesse campo de estudo se analisa, também, as mudanças de sentido que ocorrem nas formas linguísticas devido a alguns fatores, tais como tempo e espaço geográfico e os sentidos dos elementos formais da língua (morfemas, vocábulos, locuções e sentenças e a significação das formas linguísticas). O estudo da significação se dá em vários níveis com perspectivas diferentes, daí sua fragmentação e a falta de um