Colóquio sobre Maquiavel
Nicolau Maquiavel, é um dos mais conhecidos filósofos políticos de todos os tempos, se tornou famoso por defender a visão de que um governante, se necessário, deveria ser cruel e fraudulento para obter e manter o poder. Os que o criticam dizem que era um homem desprovido de moralidade, mas seus admiradores afirmam que ele foi um dos únicos realistas que entendiam o mundo político e que teve a coragem de descrevê-lo como realmente é.
Maquiavel nasceu em Florença, na Itália, no ano de 1469. Seu pai era advogado e membro de uma proeminente família italiana. Na época, no ápice do Renascimento, a Itália estava dividida em pequenos principados.
Durante a juventude de Maquiavel, Florença era governada pelo famoso Lorenzo Medici, o Magnífico. Em 1492, Medici morreu e sua família foi expulsa de Florença, que se tornou uma república em 1498. Aos 29 anos de idade, conquistou um alto cargo na administração civil da república e por quatorze anos, participou de diversas missões diplomáticas.
Em 7 de novembro do mesmo ano, após os Medici assumirem novamente o poder, Maquiavel foi demitido, e no ano seguinte, foi preso por ter supostamente colaborado contra a família Medici. Foi torturado, mas jurava inocência. Foi libertado no mesmo ano, e a partir disso, se isolou, vivendo em uma pequena propriedade em San Casciano, próximo a Florença. Sem perspectivas de conseguir uma nomeação para o novo governo, Maquiavel se dedicou a escrever livros. Escreveu durante 14 anos seguintes diversos livros como, “A Arte da Guerra” e “História de Florença”. Mas seu mais brilhante e conhecido trabalho é, “O Príncipe” (1513).
“O Príncipe”
O Príncipe pode ser considerado um guia de conselhos para governantes. O tema central do livro é que para permanecer no poder, o líder deve estar disposto a desrespeitar qualquer consideração moral, e recorrer inteiramente à força e ao poder da decepção. Diz ainda que um país deve ter um exército forte e para ser confiável deve ser formado