Ciencia Politica
São diversos os pensadores que ajudaram na construção da ciência política, sendo Sócrates, Platão e Aristóteles consecutivamente os primeiros a iniciar. Os gregos a filosofia e os romanos o Direito.
Quando pensamos em democracia, falamos em eleição, logo pensamos em voto, pois o voto é uma forma de se chegar à Democracia, que é uma Democracia procedimental, baseada apenas nas eleições, já a democracia decisional permite participar, antes se praticava a democracia direta, não sendo mais possível utiliza-la, pois a realidade era outra, e fomos aperfeiçoando, utilizando como era, rumo ao que pretendemos. Nicolau Maquiável é reconhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna, pelo fato de ter escrito sobre o Estado e o governo como realmente são e não como deveriam ser, é usado para definir conceitos positivos e negativos ele diz que o homem precisa de fortuna e intelectual de virtù, ser leão e lobo, sendo de enorme contribuição para a ciência política, autor da teoria da Divisão dos Poderes.
Ciência política descreve as instituições políticas: Estado, Governo, Grupos de Pressão, os Lóbis e Grupos de interesse, ocupam também dos recursos que a política se utiliza, a influência, o poder e a autoridade, através de decisões, deliberações políticas, a formulação de política publica e o processo de tomada de decisões da política, por fim os fins da política, objetivos em administrar os conflitos de forma não destrutiva, conciliando, esse é o principal fim da política.
A política é o campo de atividade humana, a única forma de poder que tem o monopólio da coerção.
A Constituição é a lei de maior poder, é ela que define como vai ser o Estado, o Estado é o produto do Direito Constitucional, o que limita o poder político é a lei, a política tem que conviver com o Direito, da mesma forma que o Direito tem que conviver com