Renascimento
Neste trabalho vamos explorar e apresentar o Renascimento. Vamos descobrir as suas características, os séculos em que teve lugar, as personagens mais importantes, a arte, a religião. Tudo o que o Renascimento abrangeu será aqui apresentado.
Escolhemos este período da História porque é o mais glorioso da História Humana. Foi durante o Renascimento que se criaram as mais belas pinturas, as melhores esculturas, os melhores contos. Foi também neste período que o Homem não deixou de sonhar e teve coragem para dizer que o Mundo e a vida humana não giravam em torno de Deus, mas sim em torno do Homem, ser este que tem capacidade de pensar por si próprio, de descobrir e encontrar as suas próprias explicações, não deixando de acreditar em Deus.
Esperamos conseguir transmitir o melhor possível a grandiosidade deste momento marcante da História do Homem.
O Renascimento
O Renascimento é um período da História que se destaca pela revolução no modo de pensar do Homem, devido a um maior espírito de curiosidade e vontade de saber, foi o renascer da cultura clássica, grega e romana, por ter surgido depois da Idade Média, um período negro no desenvolvimento do pensamento em que o homem colocava a vida espiritual e os problemas religiosos como centro de todos os interesses. Iniciou-se por volta do séc. XIV em Itália nas cidades de Florença e Siena e desenrolou-se até ao séc. XVII. O seu apogeu deu-se entre 1495 e 1520.
O homem renascentista defende a valorização humana, assumindo o homem uma forma de pensamento conhecido por antropocentrismo, através do qual se coloca no centro do universo enquanto ser dotado de inteligência e símbolo da perfeição, um pensamento racionalista, humanista e individualista, é basicamente a procura e reflexão de uma nova maneira de ver e estudar o mundo. Abandona assim a visão teocêntrica.
Antropocentrismo – (do grego Anthropos = Homem + centro); o Homem como centro do estudo e do pensamento do Homem.