Colorimetria Visual
CAMPUS PELOTAS
CURSO TÉCNICO DE QUÍMICA
ANÁLISE INSTRUMENTAL
PROF: PEDRO SANCHES
DETERMINAÇÃO COLORIMÉTRICA DO Mn
(Método tubos de Nessler)
Turma: QUI 7M
Andressa Figueiró
Letícia Medeiros
Sérgio Decker
Juan Arthur
Eduarda Rosa
Júlia Raffi
Kaléu Ramos
Tatiane Kuhn
Joana Gusmão
Taiane Coelho
Yuri Guimarães
Pelotas, Maio de 2012
Objetivos
Determinar a concentração de Mn em uma amostra através do método de colorimetria visual utilizando a escala de padrões, tubos de Nessler.
Introdução
A absorciometria é um método analítico baseado na propriedade que têm muitas espécies iônicas ou moleculares em solução de absorver radiações na faixa do ultravioleta e visível. As radiações nestas regiões envolvem fótons com energia suficiente para provocar transições dos elétrons de valência. A absorção é um processo específico relacionado com a estrutura da espécie absorvente.
As análises absorciométrica podem ser realizadas por um espectrofotômetro ou por um fotocolorímetro. Para ser possível é necessário que a amostra possua propriedades absorventes ou, então, que possa ser convertida, convenientemente, em uma espécie absorvente mediante reação apropriada. A solução contendo a espécie absorvente é, por fim submetida à passagem de um feixe de radiação. Se a radiação empregada contiver fótons com energias capazes de provocar variações energéticas quantizadas da espécie interessada, haverá absorção de energia radiante nas freqüências correspondentes. A fração dos fótons de certa freqüência que sofrem absorção é proporcional ao número de centros absorventes encontrados pela radiação em seu percurso através da solução. A absorção não é diretamente mensurável, mas ela determina uma atenuação na radiação transmitida, que pode ser medida e relacionada com a concentração da espécie absorvente.