RELATÓRIO
DETERMINAÇÃO DE FE 3+ EM ÁGUA UTILIZANDO COLORIMETRIA VISUAL E INSTRUMENTAL
Beatriz Pacheco RA13. 650
Karina Ferreira RA13. 646
Taís Regina RA13. 680
Marina Sanches RA 13. 686
Relatório Científico – Disciplina Química G. Experimental II.
Paulinia-SP
Novembro - 2012
RESUMO
O presente experimento teve como por objetivo introduzir conceitos teóricos e práticos sobre aplicação dos métodos qualitativos e semi-quantitativos através da colorimetria visual e instrumental. Foi proposto para os alunos determinar a concentração de ferro 3+ em água através dos dois métodos de forma que fosse possível perceber na pratica como os mesmos se desenvolvem e a precisão dos resultados obtidos para cada método.
1. INTRODUÇÃO
Qualquer técnica que utilizar luz para medir concentrações de espécies químicas pode ser chamada de espectrofotometria, já um procedimento baseado na absorção de luz visível é chamado de colorimetria. (HARRIS, 2008)
Na maior parte das determinações, os métodos visuais foram praticamente substituídos por métodos que dependem de células fotoelétricas(fotômeros, absorciômetros, espectrofotômetros etc). O colorimetro fotoelétrico é relativamente barato, sendo um instrumento de rotina dos laboratórios. O uso de espectrofotômetros permitiu determinações na região do ultravioleta do espectro e a adoção de registradores gráficos, libertou o analista da necessidade de trabalhar comprimentos de onda fixos. (VOGEL, 2002)
1.1 Medindo Absorvância
O requisito essencial para um espectrofotômetro é um sistema para medir a absorbância da luz. A luz proveniente de uma fonte com emissão espectral continua passa por um monocromador, que seleciona uma estreita faixa de comprimentos de onda do feixe incidente. Essa luz passa pela amostra de caminho óptico b, e a energia radiante da luz emergente então é medida. (HARRIS, 2008)
Para espectrofotometria na