Colorimetria Visual
Colorimetria refere-se à ciência e à tecnologia usada para quantificar e descrever (pela ajuda de modelos matemáticos) as percepções humanas da cor. A percepção das cores pelos olhos não é um processo meramente visual, mas sim psico-visual. A cor é algo que se vê e se interpreta com o cérebro, é o resultado da interação da luz com os materiais.
Para aferição da cor, esta será divida em três características específicas - o tom, a saturação e a intensidade:
Tom - é fisicamente o intervalo de longitude de onda entre o qual se pode escrever uma determinada cor. Na prática, é a característica que faz com que possa se reconhecer uma cor como sendo vermelha, uma outra como sendo azul, e assim por diante.
Saturação - é o seu grau de pureza. Uma cor é tanto mais saturada quanto menor for o seu conteúdo de branco ou cinza. As cores da natureza são sempre mais ou menos saturadas. As cores mais saturadas são aquelas que não são originárias de pigmentos, mas sim de fenômenos interferenciais.
Intensidade (ou luminosidade) - é a característica que faz com que ela apareça mais clara do que uma outra, independentemente de sua saturação.
2. VIDRARIAS E ACESSÓRIOS
Espátula
Pesa Filtro
Balança Digital
Pissete
Funil
Balão de Destilação
Pipeta
Tubo de Ensaio
3. REAGENTES
Permanganato de Potássio (KMnO4)
4. METODOLOGIA
Pegar 1g de KMnO4 e dissolver em 1l de água.
Desta solução pegar uma alíquota de ----- ml e dissolver em ----- ml de água, em um tubo de ensaio. Conforme mostra a tabela abaixo:
Tubo
Solução KMnO4
Água
1
1 ml
9 ml
2
2 ml
8 ml
3
3 ml
7 ml
4
4 ml
6 ml
5
5 ml
5 ml
6
6 ml
4 ml
7
7 ml
3 ml
8
8 ml
2 ml
9
9 ml
1 ml
10
10 ml
0 ml
5. RESULTADOS
6. CONCLUSÃO
7. BIBLIOGRAFIA http://pt.wikipedia.org/wiki/Colorimetria (22/05/2012)