Coloração de gram
As plantas de café são arbustos perenes ou pequenas árvores de diversas espécies, principalmente Coffea arabica e Coffea canephora, as mais importantes economicamente, que produzem café Arabica e Robusta, respectivamente. Essas espécies de café têm características agronômicas diferentes e produzem bebidas com características de preparo e sabores distintos.
Na produção comercial as plantas de café são podadas de modo a aumentar a safra e facilitar a colheita.
De onde vem o café
O café vem das sementes torradas, conhecidas como ‘grãos’, encontradas no fruto da planta de café, parecido com a cereja. A qualidade do café, importantíssima, é influenciada por muitos fatores, inclusive espécie e local de cultivo, cuidado na colheita e modo de processamento, além do modo de preparo.
Outro aspecto cada vez mais importante da qualidade do café é o impacto de sua produção e comércio sobre o padrão de vida das pessoas e o meio ambiente, ou seja, sua sustentabilidade.
Onde o café é cultivado?
As plantas de café são cultivadas a partir das sementes, em sementeiras, até que tenham duas folhas verdadeiras. As mudas são sombreadas para evitar perda excessiva de água. Após 3 meses, são movidas para viveiros, onde crescem até 20-40 cm de altura antes de serem transplantadas para o campo no início da estação chuvosa.
As primeiras colheitas são feitas quando os arbustos têm 3-4 anos de idade. As plantas de café produzem frutos semelhantes a cerejas (‘bagas’) de casca vermelha, quando maduras. Elas são colhidas 7-8 meses após a floração.O método de colheita mais caro e trabalhoso é ir ao campo diversas vezes e colher somente as frutas maduras. Uma alternativa, se a maturação for relativamente uniforme, é colher tudo de uma vez, manual ou mecanicamente, e separar as bagas verdes depois. Normalmente, há dois grãos em cada fruto. O ‘Café verde’ é composto dos grãos extraídos prontos para torragemO café é uma lavoura tropical que precisa de altas temperaturas e muita umidade.