coloração de gram
Coloração de Gram é uma técnica de coloração para diferenciação de microorganismos através das cores, para serem observados em microscópio ópticos. A técnica recebeu este nome em homenagem ao médico dinamarquês Hans Cristian Joaquim Gram.
Por volta de 1884, Hans cores diferenciadas. Assim, as que ficaram roxas foram classificadas de Gram-positivas, e as ficavam rosa/vermelhas de Gram-negativa. Técnica Gram é fundamental para taxonomia e identificação de bactérias, sendo muito utilizada atualmente, como técnica de rotina em laboratórios de bacteriologia.
A técnica de coloração de Gram consiste em expor as células bacterianas à seguinte sequências:
- Corante primário: A violeta de cristal cora o citoplasma de púrpura, independentemente do tipo de célula. -Mordente: A solução de iodo aumenta a finidade entre a violeta de cristal e as células. É formado com o corante um complexo insolúvel dentro da célula.
-Agente descolorante: O álcool descolore a célula e quando adiciona o outro corante a mesma adquire uma cor avermelhada.
Quanto as diferenças entre bactérias de Gram positiva e negativa e positiva: as positivas são formadas por uma camada de peptideoglicana, é mais espessa e algumas também possuem uma camada de acido teicóico externa á camada peptideoglicana. Já as negativas têm parede mais fina, porem mais complexa, pois possui endotoxinas (lipopolissacarideos) e deixa entrar agente diferenciador porque tem lipídeo.
2. OBJETIVO
Os principais objetivos da aula em laboratórios foi de executar, observar a técnica de Gram e verificar a morfologia bacteriana.
3. MATERIAS UTILIZADOS
-Culturas bacteriológicas;
-Bateria de Gram;
-Lâminas para microscopia;
-Algodão Hidrófilo;
-Bico de Bunsen;
-Alça de Platina;
-Microscópio;
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Inicialmente, fez-se a assepsia da lâmina com auxilio do bico de Bunsen. A seguir, procedeu-se o esfregaço bacteriano espalhando-o longitudinalmente. Após a secagem da amostra