colonoscopia
A colonoscopia é o exame endoscópico do intestino grosso e porção distal do íleo. É realizado principalmente para detecção de pólipos (tumores benignos), que podem sofrer transformação para malignidade. O exame também detecta cânceres iniciais e faz o diagnóstico de Cancro (tumor) avançado. è utilizado também para o diagnóstico de doença inflamatória intestinal e outras patologias. Além da avaliação da mucosa intestinal e do calibre do órgão, permite a realização de coleta de material para exame histopatológico (biópsia) e a realização de procedimentos como a retirada de pólipos (polipectomia), descompressão de volvo intestinal e a hemostasia de lesões sangrantes.
A colonoscopia virtual, também denominada colonografia é um exame que utiliza reconstrução em terceira dimensão de imagens obtidas através de tomografia computadorizada, é um exame não-invasivo destinado à avaliação da mucosa do cólon. Tem a vantagem de ser menos incômoda que o exame endoscópico, porém também requer preparo (a limpeza do cólon), e estudos sugerem que seja menos eficaz para a detecção de pequenas lesões, e não permite a realização de coleta de biópsias. É consideravelmente mais caro e pouco disponível.
INDICAÇÕES
A Colonoscopia é feita para:
Pessoas acima de 50 anos (prevenção de câncer de colon e reto) Pessoas acima de 40 anos que tem familiares com câncer de colon ou reto Diarreia Prisão de ventre Dor abdominal Sangramento baixo Tumores benigno ou maligno Doenças inflamatórias intestinais (colites)
Somente o profissional médico (Gastroenterologista, colo-proctologista e colonoscopista), devidamente treinado e capacitado para utilizarem com segurança o método.
PROCEDIMENTO
O procedimento é realizado em sala apropriada para o exame, com ou sem a presença de anestesista de acordo com os protocolos de sedação da instituição. Pode ser necessária consulta prévia com anestesista e/ou enfermeiro, que lhe dará informações