Colonoscopia
1- O que é a Vídeo-colonoscopia?
A Colonoscopia ou endoscopia digestiva baixa é um exame realizado através de um aparelho chamado colonoscópio que nada mais é que um tubo flexível, que pode variar de 1,30 a 2,2 metros de comprimento, composto por fibras óticas, canal de biópsia, um canal de ar/água, um conjunto de lentes, e um chip na sua extremidade que permite a observação direta da parede interna do cólon (intestino grosso) e da porção distal do íleo (intestino delgado)
2- Para que se faz uma Colonoscopia?
A indicação do exame sempre depende do médico que esta investigando ou acompanhando a doença do paciente. O primeiro objetivo da colonoscopia é o diagnóstico das doenças que ocorrem na mucosa do intestino grosso. Dentre as indicações mais freqüentes, destacamos, o exame de triagem na prevenção do câncer de cólon, em pacientes que possuem pólipos intestinais ou que já retiraram pólipos (para controle), antes e após algumas cirurgias, para avaliação do ritmo intestinal com diarréia e constipação intestinal, pesquisa de sangramento intestinal, de colites, e de dor abdominal cuja causa possa ser oriunda de patologias do intestino grosso. É mais sensível que radiografias para detectar inflamações, úlceras e tumores. A colonoscopia permite a detecção de câncer precoce e pode fazer a distinção entre lesões benignas e malignas através de biópsias de áreas suspeitas. É importante lembrar que são muitas as indicações de biópsias e não somente quando há suspeita de câncer.
A colonoscopia também pode ser utilizada para realizações de alguns tratamentos cirúrgicos por via endoscópica. Em geral, para realizar estes procedimentos, são utilizados delicados acessórios que são introduzidos pelo próprio colonoscópio. Como exemplos temos a retirada de pólipos (verrugas que podem ter associação com câncer), interrupção de lesões com sangramento ativo, seja com injeções de substâncias ou eletrocoagulação, retirada de corpos estranhos,