Tipos de organizaçoes administraçao
MAXIMIANO, Antônio César Amaru. Introdução à Administração, São Paulo: Atlas, 2000. 5ª ed.
Fatores de impactos sobre as organizações e empresas
1 – Crescimento das organizações: o crescimento é uma decorrência inevitável do êxito organizacional. Na medida em que a organização cresce ocorre uma sub-divisão interna (divisão do trabalho) e especialização dos órgãos e, em decorrência, maior necessidade de coordenação e integração das partes envolvidas para garantir a eficiência e eficácia.
2 – Concorrência mais aguda: o produto ou serviço que demonstre ser superior, ou melhor, será o mais procurado. O desenvolvimento dos produtos e serviços exigirá maiores investimentos em pesquisas e desenvolvimento, aperfeiçoamento de novas tecnologias, dissolução de velhos e criação de novos departamentos.
3 – Sofisticação da tecnologia: telecomunicações, computadores e meios de transporte; as organizações e empresas estão internacionalizando suas operações e atividades.
4 – Taxas elevadas de inflação: a inflação imporá novas pressões a ameaças sobre as organizações lucrativas, estas deverão lutar pelo lucro e sobrevivência através de maior produtividade.
5 – Globalização da economia e internacionalização dos negócios: a globalização e o intercâmbio planetário fazem com que a competição se torne mundial.
6 – Visibilidade maior das organizações: enquanto crescem as organizações tornam-se competitivas, mais sofisticadas, internacionalizam-se mais e com isso, aumentam sua influência ambiental, ou seja, as organizações chamam mais atenção do ambiente e do público e passam a ser mais visíveis e percebidas pela opinião pública.
Administração no Presente
1 – Economia Globalizada e Competitividade
A eficiência continua sendo uma preocupação dominante, mas por razões diferentes. Ainda é preciso fazer mais com menos recursos. No entanto no passado o problema das empresas era atender a um mercado crescente, ávido por produtos