Escrita
A colonoscopia é um procedimento endoscópico seguro que fornece informações que testes radiológicos comuns podem não ser capazes de dar. A colonoscopia tem a vantagem de poder ser usada tanto para fins diagnósticos como para tratamento de algumas doenças que acometem o cólon e o reto.
Os pacientes que precisam ser submetidos à colonoscopia costumam ter muitas dúvidas e preocupações sobre o procedimento. Neste texto vamos explicar tudo o que você precisa saber antes de se submeter a um exame de colonoscopia.
Este artigo abordará os seguintes pontos sobre a colonoscopia:
O que é colonoscopia.
Indicações da colonoscopia.
Preparo para o exame colonoscopia.
Sedação e analgesia para colonoscopia.
Como é feita a colonoscopia.
Cuidados após o exame colonoscopia.
Riscos da colonoscopia
Se você está a procura de informações sobre a endoscopia digestiva alta, leia: ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA.
O que é a colonoscopia?
A colonoscopia é um exame cujo o objetivo é permitir que o médico possa olhar diretamente para dentro do cólon (intestino grosso). Pra tal, usamos um aparelho endoscópico chamado colonoscópio.
O colonoscópio é um longo e fino tubo flexível, com comprimento que pode chegar até aproximadamente 185cm e um diâmetro que varia entre 1,0 e 1,3 cm.
| |
|Colonoscopia |
A colonoscopia é feita através da introdução do colonoscópio pelo ânus e progressão do mesmo até o início do cólon e final do intestino delgado.
Na extremidade do colonoscópio há uma microcâmera que transmite as imagens para um monitor, permitindo que o médico veja e grave o que ocorre dentro do intestino grosso. Os últimos centímetros do colonoscópio são articulados e podem girar em vários ângulos, para facilitar a visualização de todo o interior do cólon.
O colonoscópio também permite que o médico introduza uma espécie de pinça, que