Gases Ideais
CURSO: ENGENHARIA CIVIL
TRABALHO: GASES IDEAIS
UNIFEOB – SÃO JOÃO DA BOA VISTA-SP
05/2014
TRABALHO: GASES IDEAIS
Trabalho realizado como exigência parcial da disciplina do curso de Engenharia Civil da UNIFEOB
UNIFEOB – SÃO JOÃO DA BOA VISTA-SP
05/2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 03
1. O VOLUME DOS GASES 04 2. A PRESSÃO DOS GASES 04
3. A TEMPERATURA DOS GASES 05
4. AS LEIS FÍSICAS DOS GASES 05 4.1 BOYLE-MARIOTTE 05 4.2 GAY LUSSAC 06 4.3 LEI DE CHARLES 06
5. TRANSFORMAÇÕES ADIABÁTICAS 07
6. TEORIA CINÉTICA DOS GASES 08
7. GÁS PERFEITO E GÁS REAL 08
8. EQUAÇÃO DE ESTADO DOS GASES IDEAIS
(EQUAÇÃO DE CLAPEYRON) 09
10. REFERÊNCIAS 11
INTRODUÇÃO
O estudo dos gases se baseia na compreensão do que é constituído o “gás” e suas alterações decorrentes da pressão, volume e temperatura da qual será exposto. O trabalho se inicia com a introdução do conceito gás, as leis desenvolvidas e aplicadas ao seu entendimento.
Os gases são fluidos no estado gasoso, ao serem colocados num recipiente conseguem preencher todo espaço vazio, segundo Boyle e Mariotte a temperatura se mantem constante, enquanto o volume e a pressão sofrem variações, quando expostos a tal energia. Essas leis nos concebem as variações que cada estado é elevado e exposto, de uma maneira que possamos compreender melhor o seu funcionamento.
1. O VOLUME DOS GASES
O volume é uma das três variáveis de estado dos gases (as outras são a pressão e a temperatura). Todos os gases têm massa, porém eles não possuem forma definida nem volume constante.
Gases são fluidos no estado gasoso, a característica que o difere dos fluidos líquidos é que, quando colocado em um recipiente, este tem a capacidade de ocupa-lo totalmente. A maior parte dos elementos