coloide
Montou-se o sistema de destilação simples. No balão de fundo chato, adicionou-se 100ml de solução de Sulfato de Cobre penta hidratado (CuSO4,5H2O) e algumas pérolas de vidro para evitar o superaquecimento. Cuidando da temperatura, lentamente a solução entra em ebulição. A água passa para o estado gasoso e vai para o condensador, onde é resfriado e torna-se líquido novamente. No final tem-se água pura no erlenmeyer e CuSO4 retido no balão de fundo chato.
DISSOLUÇÃO FRACIONADA
Misturou-se ½ espátula de enxofre e uma espátula de Sulfato de Cobre em um almofariz. Triturou-se com o pistilo obtendo-se um pó e transferiu-a para o béquer, adicionando água. Notou-se a dissolução do cobre, o enxofre não. Filtrou-se a mistura em funil comum. O enxofre ficou retido (sólido), e a solução de cobre foi filtrada.
CENTRIFUGAÇÃO
No tubo de ensaio, pipetou-se 5 mL de leite e algumas gostas de ácido acético diluído. Na centrífuga, colocou-se outro tubo de ensaio contendo em água a mesma quantidade da solução anterior para equilibrar o conjunto. Ligou-se a máquina no tempo de 3 segundos. Foram feitas observações e anotadas.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
FILTRAÇÃO SIMPLES
Processo utilizado para separar misturas heterogêneas do tipo sólido (CuSO4 não dissolvido) e líquido (CuSO4 dissolvido). Como parte do cobre permaneceu sólido, suas partículas ficaram retidas no filtro dobrado (esse utilizado quando a parte que interessa na filtragem seja líquida), já as partículas líquidas, por serem menores, atravessam os poros do filtro, separando-se um líquido livre de impurezas sólidas.
A adição com o conta gostas de NaOH sobre o CuSO4 formou-se um precipitado gelatinoso:
CuSO4 + 2NaOH ------> Cu(OH)2 + Na2SO4
O CuSO4 é solúvel em água (cor azul na solução). O NaOH é solúvel, mas o Cu(OH)2 é insolúvel e precipita-se. O Na2SO4 é solúvel. Assim, o precipitado é azul e gelatinoso, por esse motivo utilizou-se a Filtração a vácuo para obter melhor