Categorias Estéticas da Arte
O grupo visitou as exposições de Arte da Pinacoteca do Estado e do Paço da Liberdade com o intuito de selecionar quatro obras de arte que, segundo a opinião dos integrantes, e tomando como referencial teórico os filósofos Platão, Aristóteles, Kant e Victor Hugo, se encaixassem nas categorias estéticas ‘’belo’’, ‘’feio’’, ‘’sublime’’ e ‘’grotesco’’. As obras que, segundo a opinião do grupo, se encaixam nas categorias estéticas ‘'belo’’, ‘’feio’’ e ‘’grotesco’’, estão expostas no Paço da Liberdade, enquanto a obra que a equipe julgou ser ‘’sublime’’, está em exposição na Pinacoteca do Estado.
Desenvolvimento
Categoria estética: ‘’Belo’’.
Para essa categoria, o grupo escolheu a pintura ‘’Mercado Municipal’’, que está exposta no Paço da Liberdade e é de autoria de José Stênio. Stênio produziu esta obra em 2007, utilizando a técnica de pintura ‘’acrílico s/ tela’’. A tela tem dimensões de 1,45x1,15m.
A equipe foi unânime ao concluir que essa obra de arte se encaixa na categoria estética ‘’belo’’. Todos os integrantes levaram em conta o conceito aristotélico de beleza, o qual, diferentemente do conceito de Platão, acredita que o belo seja inerente ao homem, afinal, a arte é uma criação particularmente humana e, como tal, não pode estar em um mundo apartado daquilo que é sensível ao homem. Ainda segundo Aristóteles, a beleza de uma obra de arte é assim atribuída por critérios tais como simetria, composição, ordenação, proposição, equilíbrio, tudo em sua justa medida. Para o grupo, a simetria, a composição e o equilíbrio da obra ‘’Mercado Municipal’’, foram os aspectos que mais marcaram.
______________________________________________________________________
Categoria estética: ‘’Feio’’.
Mais uma vez, os integrantes da equipe compartilharam da mesma opinião. Todos concordaram que a tela produzida por Paulo Valente, em 2005, se encaixa ‘’perfeitamente’’ na categoria estética ‘’feio’’. Isso porque esta obra, que não