Colheita
Colheita Manual: A colheita manual ainda é o procedimento mais utilizado para hortícolas visando ao consumo natural. Nos locais onde o produto é colhido manualmente, o trabalhador deve carregar seu próprio material de colheita e a equipe deve trabalhar na área estabelecida para a colheita. O tamanho da equipe dependerá do tipo de produto e das dificuldades na colheita.
Vantagens: Manipulação cuidadoda, evitando danos físicos ao produto; Maios precisão na seleção quanto à maturação e à uniformidade do produto; Baixo investimento, pela disponibilidade de mão de obra.
Desvantagens: Pessoal desqualificado para a função, sendo necessário o treinamento constante e supervisão das atividades; Sazonalidade da mão de oba, o que nem sempre torna possível o número de colhedores necessários; Dificuldade de gerenciamento da mão de obra.
Utensílios e Equipamentos: Baldes e sacolas: São utilizados para facilitar a colheita de uma só vez em algumas árvores. O mais comum é aquela que possui uma abertura na parte inferior, o qual depois de cheia, pode ser aberta e permite um fluxo normal de descarga sem danificar o produto. FOTO Varas e prendedores: Uso de prendedores na extremidade da vara, os prenderores devem ser usados com críterios para evitar probkemas de doenças. Lâminas e tesouras: Dependendo do produto, há, ou não, a necessidade de corte do pendúculo para retirada do produto da planta. Caixas: Plásticas são de higienização mais facíl e danificam menos os produtos, as de madeiras danificam mais os produtos. Contêineres: São utilizados para o transporte. Roupas especiais: Somente no caso de alguns produtos.
Cuidados na Colheita: Os colhedores devem ser treinados e se