Colheita
Quando o mundo irá se acabar? “...o fim de todas as coisas está próximo, sede portanto criteriosos e sóbrios a bem de vossas orações...”
1 Pedro 4:7 Antes de tudo, ninguém sabe o dia e a hora que Cristo irá voltar e quando o mundo irá se acabar. A Escritura deixa isto claro. Porém a bíblia diz que poderemos reconhecer os tempos e a estação que cercam sua vinda. E as condições estão oportunas para esse evento ocorrer. A bíblia é o maior livro já escrito, sua mensagem é tão simples que pode ser resumida em alguns versículos e ao mesmo tempo é um livro de tanta profundidade que pode se passar a vida toda se estudando e jamais descortinar toda a sua verdade.
[1]
A teoria sobre quando o mundo irá se acabar começa com um versículo em Isaías 46, onde a bíblia diz que Deus declara o fim desde o princípio. Em Isaías 48 uma passagem similar aparece. Sem dúvida, esse é um pensamento interessante e isso nos conduz ao início, aos Gênesis 1 (a história da Criação). Se estudarmos tal capítulo provavelmente começaremos a nos fazer a seguinte pergunta: “por que Deus criou o mundo em seis dias e descansou no sétimo?”. Para muitos pode parecer uma coisa trivial, mas incomodou a Bartell[2]. Teólogos afirmam que foi para estabelecer a semana de trabalho. Bartell não acreditou nisso; ele achou que era algo mais profundo. E passou muito tempo pensando na questão: “por que Deus criou o mundo em seis dias se podia ter feito isso em um segundo? Num piscar de olhos?”. Bartell concluiu que talvez Deus estivesse indicando ao homem quanto tempo ele teria na Terra. Porquanto observou que a bíblia, principalmente o velho testamento, é cheio de prenúncios, ou seja, fatos na história que ilustram algo que também irá acontecer no futuro. Por exemplo: quando Abraão prepara seu filho Isaque para o sacrifício. Tal fato realmente aconteceu, mas também ilustra o que Deus faria com seu filho Jesus oferecendo-o como sacrifício na cruz