Coleta de gases
Experiência Nº 2: Coleta de Gases
Soter Emidio da Costa Junior
Campina Grande 18 de abril de 2011
OBJETIVO
Determinar o volume do gás hidrogênio produzido quando uma amostra de um metal reage com ácido clorídrico. Esse volume será medido á temperatura ambiente e á pressão ambiente.
TEORIA
O estado de um gás é determinado a partir das suas variáveis de estado: temperatura T, pressão P, volume V e quantidade de substância n. No caso limite, em que se pode admitir o modelo de gás ideal, existe uma relação simples entre estas variáveis de estado que se pode, por exemplo, escrever sob a forma:
PV = n R T
Onde P é a pressão em pascal (Pa), V o volume em metros cúbicos (m 3 ), T a temperatura em kelvin (K), n o número de moles do gás em kmol e R a constante universal dos gases perfeitos em J K -1 kmol -1. A partir desta equação podem ser derivadas as diferentes leis dos gases ideais (lei de Boyle-Mariotte e leis de Charles e Gay-Lussac), quando se consideram mudanças de estado particulares.
MATERIAL NECESSÁRIO
* Balança Analítica; * Barômetro; * Termômetro; * Proveta de 250 mL; * Fita de Magnésio; * Becker de 50 mL; * Tubo em “U”; * Mangueira; | * Tubo com saída lateral ou tubo de ensaio; * Cuba; * Suporte; * Régua de 30 cm; * Pipeta; * Rolha; * Solução de HCl 2,0M; * Papel laminado. |
METODOLOGIA
1. Pesar, uma quantidade de magnésio extra entre 0,1 e 0,2: Anote o valor do peso;
2. Encha a cuba até ¾ com água;
3. Encha a proveta completamente. Coloque um papel laminado sobre a boca da proveta bem cheia de água e então emborque a proveta para dentro da cuba. Fazendo isso rapidamente, o papel não cairá. Retire o papel desde que a boca da proveta esteja completamente dentro da água da cuba;
4. Pipete 10 mL da solução de ácido clorídrico 2,0 M e colocar no tubo com a saída lateral;
5. Montar o tubo em “U” conectado com a