Coleta de dados
A coleta de dados se fez por meio de pesquisas de clima motivacional e organizacional, onde através de entrevista foram apontadas situações que se encaixam na rotina da empresa, o que ajudou a levantar dados necessários para a pesquisa, este questionário é composto por respostas objetivas, dissertativas e de múltipla escolha, as perguntas tem foco no clima motivacional e organizacional a fim de descobrir mais afundo a real causa do motivo da insatisfação desses empregados.
Oliveira (2008) afirma que o diagnóstico é uma etapa do trabalho que fornece a base para um processo planejado de mudança e de desenvolvimento. Através dele se busca identificar claramente a situação real que se apresenta, se forma uma opinião sobre ela, isto é, se consolida um conhecimento a partir do qual se podem ponderar possibilidades e alternativas existentes, e então definir o que se quer atingir, os ideais e metas pretendidas.
Neste trabalho, a técnica de coleta que foi utilizada é a de a pesquisa quantitativa, que é resultado da coleta de dados conforme descrição acima. Foi analisada individualmente cada uma das respostas do questionário aplicado, demonstrando todo o resultado em forma de gráficos, onde se fará uma melhor visualização para que se faça a análise e interpretação dos resultados da pesquisa.
Segundo Goldenberg (2000, p. 61), os métodos quantitativos simplificam a vida social limitando-a aos fenômenos que podem ser enumerados, ele afirma que as abordagens quantitativas sacrificam a compreensão do significado em troca do rigor matemático.
Os dados quantitativos serão utilizados para análise dos dados do objeto de estudo. A pesquisa quantitativa considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números opiniões e informações para classificá-las e analisá-las.
A fim de propor uma solução para os problemas da organização, serão apontados dados que possam ser aceitos como soluções para cada problema que a