Coleta de dados
Contribuição: DÉBORA MARIA MELENDES E GLEICE RAFAELA FERREIRA ALVES
OS DADOS SECUNDÁRIOS
São aqueles que já foram coletados, tabulados, ordenados e às vezes, até analisados e que estão catalogados à disposição dos interessados. Tipos/ variações: Dados secundários internos: os dados obtidos junto à empresa ou instituição para a qual está sendo realizada a pesquisa são chamados de dados internos. Se forem coletados, exclusivamente, para atender às necessidades especificas dessa pesquisa, são chamados de dados internos primários. Publicações: existe uma infinidade de publicações dos mais diversos tipos que podem trazer valiosas contribuições para diferentes tipos de pesquisas de marketing. Governos: mesmo quando alguma informação coletada por instituições governamentais não é publicada, vale a pena o esforço de dirigir-se diretamente à instituição responsável para procurar ter acesso aos dados.
Instituições não governamentais: existem muitas instituições não governamentais, como universidades, faculdades e centros de pesquisas ou associações e sindicatos patronais e de empregados que estão constantemente captando dados e produzindo valiosas informações que não são publicadas. Serviços padronizados de informações de marketing: existem muitos serviços padronizados de informações de marketing que estão disponíveis às empresas como mais uma fonte de dados secundários. Posem ser classificados em: do consumidor, do varejo, do atacado, da indústria e dos veículos de comunicação.
Internet: a internet tem o papel de facilitador na busca de dados secundários.
1/2
Ferramentas para coleta de dados 6 - Os Dados Secundários
Vantagens da utilização dos dados secundários: - Economia de tempo, dinheiro e esforços: pois os dados necessários para a pesquisa estão disponíveis em fontes secundárias e vão exigir apenas o esforço de dedicar algum tempo a bibliotecas, a visitas a órgãos governamentais, a