Colesterol e lipídeo
Nosso corpo usa o colesterol para produzir vários hormônios, vitamina D e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras. Uma parte do colesterol é fabricado pelo nosso próprio organismo, no fígado, enquanto que os outras vêm de dieta.
Existem 2 tipos de colesterol no sangue. O LDL colesterol, também chamado de "mau" colesterol, que promove o depósito da gordura nas paredes das artérias. Quanto maior o LDL-C, maior o risco de problemas.
O HDL colesterol, também chamado de "bom" colesterol, transporta o colesterol das células para o fígado, eliminando-o pela bile e fezes. Fornece proteção contra a arteriosclerose e, se o seu nível está baixo, o risco de doença cardiovascular aumenta.
Uma das principais funções do colesterol consiste tanto na conservação como na síntese das membranas celulares do organismo, além disso ele é o precursor para a síntese da vitamina D e de vários hormônios esteróides. Auxilia na fabricação da bílis (que é armazenada na vesícula biliar e ajuda a digerir gorduras da alimentação). Também é importante para o metabolismo das vitaminas lipossolúveis além de reduzir a de permeabilidade da membrana plasmática aos íons de hidrogênio e sódio.
Ele tem sido relacionado aos processos de sinalização celular e deixa firma a membrana das células. É necessário para a função correta dos receptores de serotonina no cérebro, substância que promove o bem-estar. O colesterol da alimentação desempenha um papel importante na manutenção da saúde do intestino
Referências http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_exibe1.asp?cod_noticia=409
Disponível em: http://colesterolunb2012.blogspot.com.br/2013/02/funcoes-do-colesterol-no-corpo-humano.html