Colaboração na construção de novos conhecimentos
1
Colaboração na construção de novos conhecimentos
Nas nossas primeiras reuniões na Universidade para planejar este curso, buscamos responder aos objetivos propostos, mas queríamos também compartilhar conteúdos que temos desenvolvido e reelaborado continuamente sobre atualização em práticas pedagógicas, a partir de uma perspectiva teórica sobre desenvolvimento humano que privilegia o dialogismo e a co-construção sócio-histórica. Depois de muitas discussões, propusemos construir para/com vocês um curso baseado na aprendizagem colaborativa em que todos pudessem aprender, ensinar, refletir e compartilhar o que tem de melhor.
Tendo em vista que a formação de professores, em nossa perspectiva teórica, é direcionada para a construção de autonomia, em que os processos de desenvolvimento e aprendizagem têm relação com mudanças pessoais e culturais, procuramos criar ações dialogadas e dialógicas. Assim, fazer melhor implica uma mudança radical nas formas de reflexão e atuação dos interlocutores. Então para que professores formadores e colegas em formação possam caminhar em direção à emancipação e co-construção de conhecimentos, devem trocar saberes para que haja avanços na construção de novas ideias em reciprocidade por meio da discussão de temas de interesse comum.
Nesse sentido, a alternância na interlocução entre colegas desencadeia a cooperação a partir da negociação entre teorias, metodologias e experiências vividas no cotidiano da sala de aula. A problematização de temas e atividades desenvolvidas nas diversas áreas de conhecimento buscou quebrar as crenças e os valores que costumam dividir o fazer da universidade como teórico e o da escola como prático.
Como equipe, queríamos proporcionar a experiência de, juntos, construirmos um curso que privilegiasse a argumentação, o trabalho conjunto, o avanço na formação profissional docente e a interlocução entre colegas, para avançarmos na