Cola Antropologia
VOLTAIRE: A natureza do homem é a mesma. Seus hábitos é q os mantém separados.
MARGARET MEAD: O comportamento humano é resultado da cultu. de cada soc..
CULTURA: Conj. de símbolos, cód. e padrões q regulam a atividade humana. Ser humano passa a ter cultu. qnd passa a criar símbolos.
ANTROPOLOGIA: Compreender uma cultu., explicá-la e mostrar pq se modificam.
PLASTICIDADE: Capacidade humana de adaptar o ambiente para si.
ALTERIDADE: Reconhecimento de q o outro existe. Se colocar no lugar do outro. (Apenas diferente)
ENDOCULTURACAO: Cultu. q aprendemos com a nossa soc.
ETNOCENTRISMO: Julgar bárbaro a outra cultu.. Qnd a própria cultu. é colocada no centro de td e as outras são vistas como erradas.
RELATIVISMO CULTURAL: As culturas podem seguir caminhos diferentes. O relativismo cultural defende q o bem e o mal, o certo e o errado, são relativos a cada cultu.. (multilinearidade: Cada cultu. se desenvolve e segue seus próp. caminhos devido os diferentes eventos históricos q enfrentou e q cada traço cultural deve ser interpretado dentro do seu próp. contexto).
ETNOLOGIA: É buscar o sentido lógico de cada cultu.. Ex: Só posso entender o Direito de uma soc., se eu entender primeiro aquela soc..
ETNOGRAFIA: Franz Boas: numa soc. td deve ser anotado. Modos de se comer, vestir, agir, etc. É o método utilizado pela antropologia na coleta de dados.
UNILINEARIDADE: Todas as culturas caminham no mesmo sentido. Selvagem > Bárbaros > Civilização. Franz Boas criticou e demonstrou q essa tese n é válida.
SUPERORGANICO: Qnd a cultu. se sobrepõe sobre os instintos orgânicos. Enfraquecimento dos instintos e fortalecimento da cultu. q determina nosso comportamento na medida em q crescemos. (Kroeber)
MARGINALIDADE CULTURAL: Ficar à margem. Sair da cultu., e n se adapta a nova cultu.. N se adapta em nenhuma cultu..
CONTRACULTURA: Renunciar sua própria cultu. e propor outra diferente. Ex: Ricos-Hippies.
RETARDAMENTO