Coevolução
Definição de coevolução
Coevolução é associada à influência evolucionária mútua entre duas espécies que apresentam dependências entre si, de forma que uma espécie exerce pressão seletiva sobre a outra.
Tipos de coevolução A. Coevolução Específica: duas espécies evoluem, uma respondendo à outra. Exemplo, relação predador/presa.
B. Coevolução Difusa (Guilda). Grupos de espécies pertencentes à mesma guilda geram pressões seletivas (recíprocas) sobre grupos de espécies de outra(s) guilda(s).
C. Coevolução Tipo "Escape e Irradiação. Uma espécie de presa pode desenvolver uma defesa que a protege da maioria dos predadores. A divergência da presa não é necessariamente acompanhada pela divergência dos predadores. Os predadores podem evoluir associações com presas distintas e adaptar-se em épocas subseqüentes à diversificação das presas".
PREDADOR E PRESA * Considerando-se a relação de somente um predador e uma presa, a coevolução pode: a. Continuar indefinidamente em uma escala sem fim ou corrida armamentista (race arms), b. Causar um equilíbrio genético estável, c. Causar ciclos contínuos (flutuação irregular) na composição genética de ambas as espécies, ou d. Levar à extinção de uma ou ambas as espécies. * A coevolução, no caso da predação, tende a moldar predadores mais perigosos e estratégias de defesa mais eficazes por parte das presas. Sendo assim, * Continuamente há seleção de boas técnicas de predação (velocidade, força, precisão, adaptações morfológicas, etc.), já que predadores pouco eficientes não são capazes de capturar as presas mais adaptadas ao escape, e são selecionados negativamente frente ao mais eficientes. * Concomitantemente, presas tendem a ser selecionadas quanto à capacidade de evitar a predação (defesas melhores, capacidade de fuga, etc.). * Porém, grande resistência e grande eficiência predatória têm custo. * Assim, é de se