coesão
Esses mecanismos linguísticos buscam garantir a coesão textual para que haja coerência. Assim, precisamos organizar nossas ideias de forma clara, usando elementos de conexão entre os parágrafos de um texto, entre os períodos de cada parágrafo, entre as orações de cada período de forma que as ideias estejam bem amarradas, permitindo ao leitor reconhecer a progressão das informações. a coesão do texto constrói-se por meio de vários elementos gramaticais que estabelecem conexões e articulações, concatenando ideias e funcionando como elos coesivos. Esses elementos são os seguintes: § a manutenção do tema na sequência textual;
§ a ordem direta das palavras no período;
§ a determinação das marcas de gênero (masculino/feminino) e de número
(singular/plural);
§ a ligação entre palavras por meio de preposições (de, para, com etc.); pronomes pessoais e possessivos (eu, tu, ele... meu, sua, nosso etc.); e conectivos
(conjunções, pronomes relativos).
Vejamos alguns exemplos de empregos de elementos coesivos:
a) preposição A educação moderna exige novas fontes de conhecimento, por isso criou a modalidade de ensino a distância que é mais um dos recursos importantes no desenvolvimento do indivíduo.
Explicação: Ficaria melhor se fosse utilizada a preposição para no lugar de no: importantes para o desenvolvimento do indivíduo.
b) pronome relativo: Os alunos que os conhecimentos foram desenvolvidos são os que atendem melhor às exigências do mercado de trabalho.
Explicação: O pronome relativo correto deve ser cujos, pois existe a ideia de posse entre os alunos