Coesão e coerência
Coesão é a conexão, a interligação, a concatenação entre as partes de um texto. Texto coeso é aquele em que os segmentos estão articulados uns com os outros. Num parágrafo marcado pela coesão, as frases se interligam em progressão harmoniosa, de forma que a primeira se encadeia com a segunda e assim por diante, como que anunciando a ideia seguinte. É a coesão de parágrafos integrados por períodos compostos ou não.
Quanto à coerência, é a unidade do texto. Tem relação com causa e efeito, com consequência. A conclusão deve partir de premissas bem definidas, pois não se pode obter algum efeito sem que as causas sejam estabelecidas com clareza. Da mesma forma, certas causas devem produzir determinados efeitos.
Texto truncado
Falta de coesão prejudica o fluxo da frase
Um jornal brasileiro publicou um texto sobre o conflito no Oriente Médio. Nele, este trecho de dolorida incoesão:
"Mesmo assim, um clima perigoso está surgindo em Washington, que os últimos eventos tendem apenas a alimentar mais."
É óbvia a má colocação das palavras, e desagradável o resultado. O bloco "que os últimos eventos tendem apenas a alimentar mais" está ligado a "clima perigoso", mas distante dele. O pronome "que" parece referir-se a "Washington". Pode-se à primeira vista crer que "os últimos eventos tendem apenas a alimentar Washington". Coisa feia e sem sentido. O autor poderia ter usado um dos recursos seguintes para dizer o que queria.
Primeira possibilidade:
"Mesmo assim, um clima perigoso, que os últimos eventos tendem apenas a alimentar mais, está surgindo em Washington."
Assim, a oração explicativa ("que os últimos eventos tendem apenas a alimentar mais") ficaria perto do termo que modifica e a que está ligada. Mas o resultado não é bom, pois resulta em intercalação longa, que arromba a oração e distancia demais o sujeito (clima perigoso) do predicado verbal (está surgindo). Coisa que se deve evitar porque as grandes orações intercaladas atrapalham a leitura,