Coesão e Coerência
É a conexão que liga palavra a palavra, que cria harmonia entre os elementos de um parágrafo.
Coerência
É a relação lógica entre as ideias. Um texto coerente não se contradiz.
Ex: Aquele garoto não gosta de futebol e portanto fica chamando seus amigos para jogar. (Incoerência).
...................................................................... ........................................................................................................................................
A coesão trata basicamente das articulações gramaticais existentes entre as palavras, as orações e frases para garantir uma boa sequenciação de eventos.
Exemplo: “Havia pouquíssimas pessoas trabalhando no balcão, portanto fui logo atendido”. Falta coesão porque a conjunção PORTANTO é conclusiva, e não adversativa como pede a ligação. Para tornar a frase coesa é só trocar portanto por PORÉM, que é uma conjunção adversativa.
A coerência, por sua vez, aborda a relação lógica entre ideias, situações ou acontecimentos, apoiando-se, por vezes, em mecanismos formais, de natureza gramatical ou lexical, e no conhecimento compartilhado entre os usuários da língua portuguesa.
Exemplo:“Estudei muito, apesar disso fui aprovado”. Não há coerência na frase, APESAR DISSO, é expressão concessiva, introduz termos que se opõem. Para torná-la coerente é só trocar por uma expressão conclusiva ou de consequência.
Veja: “Estudei muito, por isso fui aprovado."
Quando falamos sobre coerência, nos referimos à lógica interna de um texto, isto é, o assunto abordado tem que se manter intacto, sem que haja distorções, facilitando, assim, o entendimento da mensagem.Estes são apenas alguns dos requisitos para a elaboração de um texto, e estas técnicas vão sendo apreendidas à medida que nos tornamos escritores assíduos.
.......................................... ................................................... .................................................